Regina
Blog Somos Maré

"A educação precisa mudar. Enquanto os estudantes forem cobrados a memorizar para o vestibular, a aprendizagem é reducionista.
Os aprendizes merecem mais." Regina Pundek

Somos escola em todo lugar e de todos os jeitos.

por kidsadm - 12 agosto, 2020

Quero conversar um pouquinho sobre como estamos e o que esperamos. Somos escola! Todos juntos crianças e adultos, em qualquer lugar somos escola! Somos a Maré, lá no endereço da rua Santo Antônio, ou nessa multiplicação de endereços e telas, somos escola.

E, aqui em frente ao meu computador, sou escola, sou o meu sonho de levar educação para muitos meninos desse brasilzão. Isso não mudou!
Mas, como estão acontecendo as coisas na Maré nessa pandemia? É isso que vim conversar hoje. Quero contar um pouco o percurso que estamos traçando e o que vislumbramos.
Bem, prever o futuro nesse momento seria ousadia ou loucura. Afinal, nunca estivemos tão aterrados no momento presente. Então, como poderíamos garantir o retorno da escola nesses dias de tantas incertezas? Queremos que todos saibam que nosso compromisso é, acima de tudo, com a vida, com o diálogo, com o respeito!

Mesmo assim, podemos dizer que temos algumas certezas.

Primeira: cada dia é um, somente um.

Outra: a conexão com as crianças vem sendo regida pelos afetos. Nossos encontros virtuais estão plenos de parceria, diálogo, alegria, movimento, descobertas, pesquisas e, tempo curto de tela. Assim acontece um jeito respeitoso de adentrar as casas das crianças e elas às nossas. Respeito e intimidade se somam nesse esforço de manter a saúde física, emocional e espiritual de todos.

Mais uma: nossos professores estão comprometidos com o novo jeito de viver a comunidade escolar. Nossas reuniões agora são mais frequentes, são semanais e duram de duas a três horas. Precisa ser assim porque temos muito o que refletir sobre essa prática nova, sobre as necessidades das crianças e, nossas decisões são consensuais. Essas reuniões também nos trazem alívio e aconchego. Estamos juntos na criação das formas diferentes de estar com as crianças, estamos juntos na observação de olhares, vozes e silêncios, devolutivas.

Também essa: oferecemos Sala Aberta aos que precisam aconselhamento na rotina de casa e na relação com a criança, que está tão intensa. Também acontecem reuniões de pais e professores para que todos os lados possam se compreender e reverberar harmonia para as crianças.

E outra: nossa PPP não foi aviltada com a invasão da virtualidade. Acreditamos que mudar é garantir a busca de qualificação. Desde os primeiros dias da pandemia lemos, estudamos e refletimos sobre o que é melhor para as crianças nesses tempos de isolamento físico. E, assim desconstruímos e reconstruímos na medida em que se revelam novos elementos no cenário. Tem sido uma busca constante de caminhos possíveis.

Última certeza: vai passar! E, nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia…

Despeço-me pedindo licença para manifestar alguns desejos:

• Proteção e saúde em todos os lares!
• Que a vacina chegue logo!
• Alívio duradouro para o ecossistema de nosso planeta!
• Autoridades incorruptíveis, lúcidas e conscientes das questões sociais.
• Bênçãos celestiais para todos!

PAZ PAZ PAZ

Regina Pundek

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre a Maré

Mandala

Por uma educação que contribua para a formação de sujeitos pacíficos, amorosos, autônomos, respeitosos, empáticos, atuantes, pensantes, batalhadores, corajosos, lúcidos e decididos. Capazes de atuar no mundo de maneira crítica e sensível.

Ler mais...

Siga-nos