Ensino Fundamental

Por uma educação que contribua para a formação de sujeitos pacíficos, amorosos, autônomos, respeitosos, empáticos, atuantes, pensantes, batalhadores, corajosos, lúcidos e decididos. Capazes de atuar no mundo de maneira crítica e sensível. "Regina Pundek"

Chegou uma nova maré, a Maré do nosso Ensino Fundamental!

Depois de 19 anos trabalhando somente com crianças do Ensino Infantil, a escola abriu suas portas para meninos e meninas de 6 aos 11 anos.

O Ensino Fundamental pode acontecer em agrupamentos diversificados - por idade, por conhecimento e habilidade - e também em momentos individuais.
Um trabalho muito além do obrigatório, baseado em quatro Eixos Curriculares que garantem a aprendizagem integral: SER, VIVER, CONHECER e FAZER. Podemos traduzir a soma dessas quatro ações como aprender, porém de uma maneira que transcende o ensino tradicional, que quebra velhos paradigmas e transforma o sujeito aprendiz em autor e protagonista de sua própria história, construtor de seu conhecimento.

Ensino Fundamental
Ensino Fundamental

No tempo de SER acontecem atividades referentes às questões sociais, emocionais, culturais e anímicas - especialmente assembleias para construção de combinados, resolução de conflitos do grupo e busca de consensos democráticos.

No VIVER há o livre brincar, o atuar nos espaços, passear fora dos muros da escola, conhecendo a cidade e buscando reconhecer a função de cada um no contexto social.

Durante o tempo do CONHECER a proposta é aprender a fazer perguntas, a pesquisar e buscar soluções de problemas significativos. Contemplar as diveras áreas do conhecimento: português, matemática, história, geografia, ciências, inglês e artes.

Para o FAZER acontece inicialmente a busca consensual de um desejo de projeto, depois vem o planejamento, a gestão financeira a execução e a celebração.

Num mundo em que os robots terão condições de tudo fazer, o que caberá aos seres humanos? As possíveis respostas apontam caminhos importantes, aos quais não podemos fechar os olhos. Devemos repensar toda a educação das crianças e ensinar autoconhecimento, empatia, trabalho em equipe, além de artes e esportes.

Ao contemplarmos as necessidades globais de cada criança, cognitivas, sociais, emocionais, espirituais e físicas, estamos respeitando a pessoa que são no momento presente, seus desejos, sentimentos e interesses. Somente assim, podemos assegurar que saberão lidar com os problemas que o futuro vislumbra para essa geração.

"Somos a maré que, onde toca, transforma!"

Horários

Período   Horário
Manhã Terça, Quinta e Sexta 8:00 às 12:30
Integral Segunda e Quarta 8:00 às 16:00

Manhã
Terça, Quinta e Sexta
8:00 às 12:30

Integral
Segunda e Quarta
8:00 às 16:00